O Estadão publicou uma matéria sobre a queda de produção e o aumento de preços de cerveja. Para acompanhá-la, dois gráficos: um com a participação de cada região na produção (com um erro no título que se refere á "participação por estado") e um com a "inflação da cerveja" x "inflação geral" em cinco cidades.
Faltou, como se nota, o gráfico sobre a evolução da produção de cerveja para que o leitor tivesse alguma idéia de como foi a queda. Seria uma tendência? Efeito da sazonalidade?
Pelo que se lê na matéria, porém, há um aumento da produção no acumulado do ano, o que contradiz a premissa do segundo parágrafo de que "a explicação para essa queda parece estar no bolso do consumidor". A não ser que o preço da cerveja tivesse disparado nos últimos meses, mas é meramente uma hipótese que não encontra elementos na matéria para se sustentar ou ser desmentida.
O autor se preocupou mais em bancar o ascensorista do que informar porque o preço da cerveja subiu tanto.
O gráfico que compara a inflação da cerveja com a inflação geral não prima pela facilidade de leitura.
Consegue identificar cada cidade no gráfico? Para saber, é preciso passar com o mouse sobre a imagem e daí aparecem call-outs com a identificação da cidade e o valor.
Não seria melhor fazer algo mais simples? Recursos da tecnologia deveriam ser utilizados para auxiliar o leitor e não dificultar sua vida.
Abaixo, uma nova versão para o gráfico. Pelo menos dá para identificar cada cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário