segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Cores

O uso de cores é uma maneira simples de adicionar informação em gráficos. Basta atribuir um significado a cada cor e se pode transmitir a mensagem de forma imediata por meio de uma imagem. Ou não, dependendo de como são usadas as cores.

A mapa abaixo foi publicado pelo jornal "O Globo" (veja o original aqui) e mostra a situação nas pesquisas dos governadores que lutam pela reeleição (ou candidatos que apóiam). O título é "govvernadores em risco eleitoral". Sem legenda, é capaz de dizer em quais estados os governadores atuais estão com risco de não se reelegerem? Por exemplo, diria que o governador de Santa Catarina encaminha-se para a reeleição? E o do Pará? E o do Amapá


A resposta é provavelmente não.

O que seria o vermelho? E o vermelho claro? Deve haver alguma relação entre os dois. Vermelho é ruim para os governadores ou é bom? No trânsito significa que se deve parar. E o azul? É bom para o governador atual? Se está "tudo azul", deve ser bom. Mas e o verde? Significa que ele deve seguir?  Amarelo é "atenção", como nos semáforos, um indício que estaria equilibrado? Os estados em cinza claro devem estar em situação similar.

Compare com o mapa refeito, no qual houve outra atribuição das cores.



Ficou mais fácil? Qual seria sua suposição sobre o futuro eleitoral dos governadores de Santa Catarina, Pará e Amapá?

Há vermelho escuro e vermelho claro, assim como verde escuro e verde claro. Assim, pode-se imaginar que as gradações de uma cor tenham um significado. Verde, amarelo e vermelho? Seria um como no trânsito? Se for, os estados em cinza devem ser alguma forma de exceção.

Foi adotada uma escala semafórica. Verde é seguir, vermelho é parar. Assim, os estados em verde são aqueles nos quais os atuais governadores estão na frente nas pesquisa; nos estados em vermelho, eles param, isto é, não se reelegem, A gradação se refere aos estados em que os governadores são candidatos (escuro) e aqueles em que não são, apoiando outro candidato (claro). Em amarelo, estados em que há empate. Os cinzas são as exceções: cinza claro são os estados em que não pesquisa Ibope ou DataFolha; o cinza escuro foi reservado ao Rio Grande do Norte, onde a governadora atual não é candidata e nem apóia nenhum nome.

Mais simples do que com cores escolhidas aparentemente ao acaso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário