Foi publicado hoje o resultado da pesquisa do IBGE sobre produção industrial. No site do Estadão, a matéria sobre o tema veio acompanhado do seguinte gráfico:
Um gráfico simples, de uma variável ao longo do tempo. Só que embora a tarefa fosse simples, o resultado apresenta uma coleção de problemas. Qual a unidade do gráfico? Percentual? É, mas isso não é indicado nem no título, nem o eixo vertical. Quando o gráfico começa? As legendas do eixo horizontal são pouco esclarecedoras, pois estão entre as marcas da grade e ocultas parcialmente pela linha.
Um pouco de cuidado na elaboração resultaria em um gráfico mais claro.
As principais mudanças: as unidades passaram a ser mostradas em porcentagem no eixo vertical; o eixo horizontal foi feito com uma linha mais espessa, para ficar mais nítido se a oscilação foi positiva ou negativa, foram retiradas as suas linhas de grade e a legenda com as datas passou para baixo, sem se misturar com a linha dos dados.
Só que essa solução é suficiente? Os gráficos acima apresentam poucos dados - apenas 12. Seria o adequado para ilustrar a variação da produção industrial ou uma série mais longa seria mais informativa? A principal vantagem dos gráficos é poder condensar um grande volume de informação em pouco espaço. Acrescentar mais 12 meses á série dá outra perspectiva aos dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário